A campanha surgiu quando a comediante Ariane Sherine viu num autocarro o seguinte anúncio: "Quando o Filho do Homem chegar, encontrará ele a Fé na Terra?".
Ao visitar a página que acompanhava a frase, percebeu que, como não crente, seria "condenada à eterna separação de Deus e então passar toda a eternidade no tormento do inferno." Desconfiando que um grupo religioso pudesse publicitar, legalmente, um site que informava do eterno "tormento do inferno" para os não crentes, começou a escrever artigos para The Guardian’s Cif (Comment is free) website, chamado Atheists - Gimme Five.
Como parte da sua pesquisa para estes artigos, escreveu questionando sobre a legalidade do anúncio ao Advertising Standards Authority e obteve como resposta que tal não fazia parte das responsabilidades legais da autoridade. No final do artigo, ela propôs que todos os ateus que o lessem, contribuíssem com £5, para um tão necessário anuncio:
“There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life.”
Para sua surpresa, muitas pessoas aderiram e, com a ajuda do blogger político John Worth, este foi o resultado:
Obviamente este anúncio tem gerado muita polémica, especialmente junto dos grupos religiosos que, agora, tentam apelidar de fundamentalista este movimento (um caso de projecção, talvez?).
Assim, Ariane reforça a utilização do "probably" na sua frase. Apesar de não se provar cientificamente a existência de Deus, também nunca se provou a sua não existência.
O anuncio não ilude, não tenta transmitir uma "verdade", como a do tormento certo no inferno por toda a eternidade..
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