terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Atheist Bus

Mais pela ideia em si (que apesar de ser genial, não passa de uma imitação do já existente) do que propriamente do conteúdo (que, apesar de fazer parte das minhas convicções, me recuso a discutir aqui), a Propaganda Ateia que surgiu em Inglaterra merece lugar no Sniff.

A campanha surgiu quando a comediante Ariane Sherine viu num autocarro o seguinte anúncio: "Quando o Filho do Homem chegar, encontrará ele a Fé na Terra?".

Ao visitar a página que acompanhava a frase, percebeu que, como não crente, seria "condenada à eterna separação de Deus e então passar toda a eternidade no tormento do inferno."
Desconfiando que um grupo religioso pudesse publicitar, legalmente, um site que informava do eterno "tormento do inferno" para os não crentes, começou a escrever artigos para The Guardian’s Cif (Comment is free) website, chamado Atheists - Gimme Five.
Como parte da sua pesquisa para estes artigos, escreveu questionando sobre a legalidade do anúncio ao Advertising Standards Authority e obteve como resposta que tal não fazia parte das responsabilidades legais da autoridade. No final do artigo, ela propôs que todos os ateus que o lessem, contribuíssem com £5, para um tão necessário anuncio:


“There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life.”


Para sua surpresa, muitas pessoas aderiram e, com a ajuda do blogger político John Worth, este foi o resultado:

Obviamente este anúncio tem gerado muita polémica, especialmente junto dos grupos religiosos que, agora, tentam apelidar de fundamentalista este movimento (um caso de projecção, talvez?).
Assim, Ariane reforça a utilização do "probably" na sua frase. Apesar de não se provar cientificamente a existência de Deus, também nunca se provou a sua não existência.
O anuncio não ilude, não tenta transmitir uma "verdade", como a do tormento certo no inferno por toda a eternidade..

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